O piloto maranhense Ciro Sobral continua com uma intensa preparação para a segunda etapa da Fórmula 4 Brasil 2025, principal categoria-escola em monopostos do automobilismo nacional. Único representante do Norte/Nordeste na F4 Brasil, o jovem piloto da TMG Racing projeta bons resultados nas três corridas que serão realizadas entre os dias 18 e 20 de julho, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, para permanecer entre os líderes da competição e ganhar mais posições na classificação geral.
Em sua segunda temporada consecutiva na Fórmula 4 Brasil, Ciro Sobral teve um desempenho histórico na primeira etapa da categoria-escola em 2025, com três corridas sendo realizadas entre os dias 3 e 4 de maio, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Com muito talento e personalidade, o piloto maranhense se destacou no "templo do automobilismo brasileiro", garantindo a primeira pole position do ano, vencendo a Corrida 1 e iniciando a F4 Brasil 2025 no Top 5 da classificação.
Em meio aos preparativos para a segunda etapa da Fórmula 4 Brasil 2025, Ciro Sobral também contou com uma mudança na classificação e assumiu o quarto lugar da temporada. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Automobilismo puniu Ethan Nobels em 20 segundos por ter atingido Ciro durante a Corrida 3 da primeira etapa da F4 Brasil em Interlagos, o que fez o piloto maranhense herdar a 8ª colocação da prova, somar mais dois pontos e chegar aos 31 pontos no ano, ficando a 13 do líder Heitor Dall'Agnol e a apenas três do segundo colocado Pietro Mesquita.
"A preparação para a segunda etapa da Fórmula 4 Brasil está sendo muito boa, bate uma ansiedade para voltar logo às corridas, ainda mais depois da performance excelente em Interlagos. Estou bem motivado e confiante para fazer ótimas corridas em Mogi Guaçu, esses pontos serão fundamentais para o meu objetivo na temporada, que é brigar pelo título. Conto com a torcida de todo o Maranhão para continuar fazendo história na F4", afirma Ciro Sobral.
Bons resultados
Em sua segunda temporada consecutiva na TMG Racing, atual campeã por equipes da F4 Brasil, Ciro Sobral se consolidou como uma das revelações da modalidade e chega a esta temporada como um dos postulantes ao título. Em 2024, quando fez a sua temporada de estreia e foi o único piloto do Norte/Nordeste a participar da categoria-escola, Ciro colecionou bons resultados e garantiu o Top 5 do campeonato dos novatos, além de atingir o Top 10 da classificação geral, adquirindo um grande aprendizado para a sequência da carreira no automobilismo.
No ano passado, Ciro Sobral teve uma temporada de estreia com oito etapas, cada uma com três corridas, e subiu ao pódio três vezes, com destaque para o segundo lugar na abertura da competição, ocorrida no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu. O piloto maranhense também garantiu o terceiro lugar na quarta etapa, que foi disputada em Goiânia, e na quinta etapa, em Buenos Aires, faturando o seu primeiro pódio internacional justamente na estreia da F4 Brasil no exterior.
Em processo de adaptação à Fórmula 4 Brasil e de evolução a cada corrida, Ciro Sobral encerrou a temporada de 2024 com ótimos resultados. Além de ficar em 4º lugar no campeonato dos novatos, com 260 pontos, Ciro esteve no primeiro pelotão da classificação geral durante toda a F4 Brasil 2024 e concluiu o ano em 9º lugar, somando 109 pontos, sendo peça importante na vitória da TMG Racing no campeonato por equipes.
Treinos e corridas na Itália
Em meio à temporada 2024 da Fórmula 4 Brasil, Ciro Sobral teve uma experiência internacional de destaque no fim de outubro, participando de treinos e disputando três corridas da sétima e última etapa da Fórmula 4 Italiana no Autódromo de Monza, um dos circuitos mais famosos do automobilismo mundial e conhecido como o "Templo da Velocidade".
Único piloto do Norte/Nordeste a disputar a F4 Italiana 2024 e representante do Brasil na última etapa da competição, Ciro Sobral correu pela escuderia Jenzer Motorsport e teve um desempenho regular na categoria mais competitiva do mundo para jovens pilotos, com destaque para o Top 20 na primeira corrida em Monza.
CLASSIFICAÇÃO DA F4 BRASIL 2025 APÓS UMA ETAPA (TOP 10)
1º - Heitor Dall’Agnol, 44 pontos
2º - Pietro Mesquita, 34 pontos
3º - Murilo Rocha, 31 pontos
4º - Ciro Sobral, 31 pontos
5º - Ethan Nobels, 27 pontos
6º - Alceu Feldmann Neto, 26 pontos
7º - Rogério Grotta, 19 pontos
8º - Marcelo Hahn, 15 pontos
9º - Pedro Lins, 14 pontos
10º - Cadi Baptista, 12 pontos
CALENDÁRIO DA F4 BRASIL 2025
1ª etapa: 3 e 4 de maio, Interlagos (SP) – já realizada
2ª etapa: 20 de julho, Velocitta (SP)
3ª etapa: 28 de setembro, Velocitta (SP)
4ª etapa: 5 de outubro, Velocitta (SP)
5ª etapa: 9 de novembro, Interlagos (SP) – Preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1
6ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF) – ou alternativa
7ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)
AP Assessoria de Imprensa
Aidê Rocha / (98) 99613-6521
Gustavo Arruda / (98) 98121-9398
Paulo de Tarso Jr. / (98) 98135-9201
O piloto Ciro Sobral representa o Maranhão na Fórmula 4 Brasil 2025.
(Rafa Catelan)
O piloto Ciro Sobral representa o Maranhão na Fórmula 4 Brasil 2025.
(Rafa Catelan)
O piloto Ciro Sobral representa o Maranhão na Fórmula 4 Brasil 2025.
(Rafa Catelan)
O piloto Ciro Sobral representa o Maranhão na Fórmula 4 Brasil 2025.
(Rafa Catelan)
O piloto Ciro Sobral representa o Maranhão na Fórmula 4 Brasil 2025.
(Rafa Catelan)