Chegou ao fim a edição 2020 do Campeonato Maranhense de Futsal, competição promovida pela Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma). Devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), a maior competição de futsal do Estado só pôde ser realizada em 2021, mas nem por isso deixou de ter emoção, jogos marcantes e a participação de 145 equipes, distribuídas em 12 categorias. Para a Fefusma, o Campeonato Maranhense significou uma vitória do futsal e do esporte de um modo geral, uma vez que foi necessário adequar todo o torneio a recomendações e protocolos sanitários. Além disso, vale destacar o fortalecimento do futsal feminino no Maranhão.
Ao ser eleito e assumir a presidência da Fefusma no início do ano, Alex Ricarte se comprometeu a dar mais atenção ao futsal feminino. Ao criar o Departamento Feminino, composto pelas gestoras Giselle Menezes e Magnólia Dias, o objetivo da nova diretoria da entidade máxima do futsal maranhense era justamente fomentar a participação das mulheres em torneios oficiais. E o resultado foi visto em prática: pela primeira vez na história, a Fefusma promoveu torneios nas categorias de base voltado, exclusivamente, para o público feminino.
“Realizar o Campeonato Maranhense de 2020 em 2021 foi um desafio e tanto para a Fefusma. O cenário causado pela pandemia afetou toda a sociedade e o esporte como um todo. Mesmo assim, conseguimos realizar um torneio muito competitivo, com a participação de 145 equipes de 15 cidades distribuídas em 12 categorias. Mas talvez o grande legado foi a realização das disputas do Sub-14, Sub-16 e Sub-19 Feminino que, pela primeira vez, puderam ser realizadas a nível Estadual, assim como as disputas da categoria Adulto Feminino. Ficamos felizes em valorizar o futsal feminino, mas sabemos que esse foi apenas o primeiro passo. Em breve, teremos mais coisas boas por aí”, afirmou o presidente da Fefusma, Alex Ricarte.
Na edição em que quatro das 12 categorias em disputa do Campeonato Maranhense de Futsal foram voltadas para o naipe feminino, as equipes do CAD/F10 Sports (Codó), do Balsas Futsal e do CT Sports foram os grandes destaques. O time codoense sagrou-se campeão no Sub-14 Feminino. Já a equipe balsense levou a melhor no Sub-16 e Sub-19, enquanto o CT Sports foi o grande vencedor no Adulto Feminino.
Campeão geral
As duas conquistas inéditas do Balsas Futsal no futsal feminino foram fundamentais para a equipe do interior conquistar o Troféu Olímpico de campeão geral do Campeonato Maranhense de Futsal – edição 2020. No total, o Balsas ainda venceu o torneio Sub-10 e contabilizou dois vice-campeonatos (Sub-19 e Adulto Masculino) e quatro terceiros lugares (Sub-14 Masculino e Feminino, Sub-19 Feminino e Adulto Feminino).
“Os resultados dentro de quadra comprovam o crescimento do projeto do Balsas Futsal em todo o Estado do Maranhão. Nossa equipe sempre foi forte no Adulto Masculino, onde conquistamos oito títulos nos últimos anos. Mas, agora, conseguimos investir ainda mais nas categorias de base e no futsal feminino. É gratificante ver que estamos no caminho certo”, disse Hallyson Dias, presidente do Balsas Futsal.
O vice-campeão geral foi a tradicional equipe do Ippon Cruzeiro que provou, mais uma vez, um trabalho consolidado e eficaz com as categorias de base. O time celeste conquistou três títulos estaduais (Sub-8, Sub-12, Sub-19) e foi vice no Sub-8 e Sub-10. Vale destacar que o Ippon Cruzeiro vinha de um tricampeonato geral de futsal (2017, 2018 e 2019).
“Os resultados mostram que o trabalho que desenvolvemos com nossos atletas está sendo um verdadeiro sucesso. Em praticamente todas as categorias colocamos um ou até dois times competitivos para brigar pelo título. É claro que queremos ser campeões, mas é um orgulho e muito gratificante trabalhar com a base e desenvolver os talentos dessas crianças. Estamos no caminho certo e, com certeza, vamos vir mais forte para as próximas competições”, afirmou Pedro Brito, dirigente do Ippon Cruzeiro.
CLASSIFICAÇÃO GERAL DO ESTADUAL DE FUTSAL 2020
NÚMEROS DO ESTADUAL DE FUTSAL 2020
- 145 equipes participantes
- Times de 15 cidades diferentes (São Luís, Balsas, Imperatriz, Barreirinhas, Paço do Lumiar, Codó, Caxias, Santa Inês, Araioses, Humberto de Campos, Viana, Itapecuru-Mirim, São José de Ribamar, Carutapera e Bacabal)
- 294 jogos realizados
- 12 categorias realizadas (Sub-6, Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-14 Masculino, Sub-14 Feminino, Sub-16 Masculino, Sub-16 Feminino, Sub-19 Masculino, Sub-19 Feminino, Adulto Masculino e Adulto Feminino)
AP Assessoria de Imprensa
Aidê Rocha (98) 99613-6521
Paulo de Tarso Jr. (98) 98135-9201
Futsal feminino ganhou destaque nesta edição do Campeonato Maranhense.
(Ronald Felipe/Fefusma)
Futsal feminino ganhou destaque nesta edição do Campeonato Maranhense.
(Ronald Felipe/Fefusma)
Futsal feminino ganhou destaque nesta edição do Campeonato Maranhense.
(Ronald Felipe/Fefusma)
Futsal feminino ganhou destaque nesta edição do Campeonato Maranhense.
(Ronald Felipe/Fefusma)
Alex Ricarte com Giselle Menezes e Magnólia Dias, do Departamento Feminino
(Ronald Felipe/Fefusma)
Estadual 2020 teve jogos emocionantes.
(Ronald Felipe/Fefusma)
Estadual 2020 teve jogos emocionantes.
(Ronald Felipe/Fefusma)
Ippon Cruzeiro conquistou o título estadual no Sub-19 Masculino.
(Paulo de Tarso Jr./AP Assessoria)
Balsas Futsal conquistou o título estadual no Sub-16 Feminino.
(Paulo de Tarso Jr./AP Assessoria)