Capa

Bandeira de Aço

‘Bandeira de Aço, o musical' foi idealizado há mais de 20 anos, afirma Guilherme Júnior, criador do espetáculo

Primeira temporada do musical maranhense tem previsão de estreia para setembro deste ano, no Centro Histórico de São Luís.

12.08.2022  |  1.536 visualizações

SÃO LUÍS - Em menos de 50 dias, a tão aguardada estreia de “Bandeira de Aço – O Musical”, produção assinada pela Encanto Coletivo Cultural e G4 Entretenimentos, irá encantar o palco do Teatro Arthur Azevedo (TAA) em sua primeira temporada - gratuita e aberta a todos os públicos.

Idealizador do musical, o músico e administrador Guilherme Júnior, admite estar com a ansiedade a mil para poder, finalmente, observar - e sentir - a recepção do público maranhense para a adaptação de um dos discos mais importantes da música brasileira: “Bandeira de Aço”, segundo álbum do percussionista e cantor maranhense Papete, lançado pelo selo Discos Marcus Pereira, em 1978.

“O público verá no palco um espetáculo com os nossos cantores e atores do Maranhão, todos com muita qualidade e muita propriedade para fazer o que a gente está construindo juntos. É isso que a gente espera do público: esse reconhecimento e, claro, que adorem, gostem, comentem, convidem amigos, familiares, vizinhos... E que seja assim como o disco é: mais um marco para a cultura popular maranhense”, ressaltou Guilherme Jr.

Segundo o idealizador, os esboços originais da adaptação em musical para o disco “Bandeira de Aço” surgiram há mais de 20 anos - sempre com o foco em apresentar ao público tanto as inspirações para cada composição do álbum quanto as curiosidades que marcaram seu processo de produção e divulgação.

“A ideia para o musical já me veio com esse formato, em que as pessoas pudessem conhecer e ter a mesma curiosidade que eu tive em saber por que que essas músicas coexistiram, como elas foram pensadas e em que momento. Naquele contexto, nos anos 70, o país vivia para que essas músicas pudessem ser tocadas e cantadas e tudo isso somado à riqueza da cultura popular maranhense”, reforça o produtor.

Ainda sobre as inspirações do disco - e da influência que marcou a cultura popular e o São João do Maranhão, por exemplo -, Guilherme Jr. acrescenta: “A junção dessas músicas em um único disco influenciou diversas gerações, para que elas não só possam apenas gostar e aprender e cantar nos períodos sazonais, como no São João, mas que elas entendam que, por trás de todas essas canções, houveram lutas e pessoas que abriram essa trincheira para que toda a cultura popular maranhense pudesse ser o que ela é hoje: de fácil acesso a todo mundo”, concluiu.

“Bandeira de Aço – O Musical” vai navegar pelo universo das composições das nove faixas do disco, apresentando, também, os bastidores do álbum, o ponto de vista dos compositores (César Teixeira, Josias Sobrinho, Ronaldo Mota e Sérgio Habibe) e do interprete Papete. Para Guilherme Jr., apresentar no palco as diferentes opiniões (e versões) de todos os que participaram das composições foi a maior dificuldade do espetáculo.

A diversidade cultural, tão forte no Maranhão, assim como as múltiplas linguagens artísticas (música, teatro, dança), estarão todas presentes na temporada de estreia de “Bandeira de Aço – O Musical”, com previsão de estreia para setembro e que terá os patrocínios do Governo do Estado e da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Todas as informações sobre o espetáculo serão disponibilizadas na página oficial do projeto no Instagram: @bandeiradeacomusical.

Bandeira de Aço, de Papete

Segundo álbum do percussionista e cantor maranhense Papete, “Bandeira de Aço” conta com nove faixas - entre elas, músicas que ganharam popularidade no Maranhão, como “Boi da Lua” e “Engenho de Flores”, entre outras. Artistas como Josias Sobrinho, Ronaldo Mota, César Teixeira e Sérgio Habibe assinam as composições do álbum, que tinha Papete como intérprete oficial.

Lançado durante o período da Ditadura Militar no Brasil, “Bandeira de Aço” é referenciado como uma produção que representava o povo brasileiro e o contexto social e histórico em que foi lançado.

 

Para mais fotos do espetáculo, acesse: https://ap.pressroom.com.br/411075f954

 

AP Assessoria de Imprensa

Aidê Rocha (98) 99613-6521

Gustavo Sampaio (98) 99968-2033

  • Elenco do musical. Foto - Quilana Viegas.Divulgação
    (Divulgação)

  • Elenco do musical. Foto - Quilana Viegas.Divulgação2
    (Divulgação)

  • Guilherme Júnior (na esquerda). Foto-Quilana Viegas.Divulgação
    (Divulgação)

  • O produtor Guilherme Júnior. Foto-Quilana Viegas.Divulgação
    (Divulgação)

  • Guilherme Júnior (no centro)-Foto-Quilana Viegas.Divulgação
    (Divulgação)

  • Guilherme Júnior durante ensaio.Foto-Quilana Viegas.Divulgação
    (Divulgação)

Leia também...

03.10.2022

RELEASE AP ASSESSORIA - Sucesso de público, temporada de estreia de "Bandeira de Aço, O Musical" emociona maranhenses em sessões gratuitas

Espetáculo esteve em cartaz no Teatro Arthur Azevedo (TAA), no Centro Histórico de São Luís, durante os dias 27 e 30 de setembro.

22.09.2022

RELEASE AP ASSESSORIA - 1ª temporada de "Bandeira de Aço - O Musical" terá três sessões gratuitas

Dois ingressos podem ser retirados por pessoa; espetáculo ficará em cartaz no Teatro Arthur Azevedo (TAA).

16.09.2022

Primeira temporada do 'Bandeira de Aço, o Musical' estreia no próximo dia 27 de setembro, em São Luís

Musical maranhense ficará em cartaz no palco do Teatro Arthur Azevedo (TAA).

01.07.2022

RELEASE AP ASSESSORIA - Com previsão de estreia para setembro, "Bandeira de Aço - O Musical" inicia os ensaios do espetáculo

Primeira temporada do musical maranhense tem previsão de estreia para setembro deste ano, no Centro Histórico de São Luís.

Entre em contato