Os kitesurfistas maranhenses Bruno Lobo e Socorro Reis estão se destacando na disputa dos Jogos Pan-Americanos de 2023, que ocorrem no Chile. Após três dias de baterias e 12 regatas realizadas na Cofradía Náutica del Pacífico, em Valparaíso, Bruno abriu uma grande vantagem na liderança do evento masculino da Fórmula Kite e está perto da conquista do bicampeonato no Pan, enquanto Socorro se mantém firme em busca da inédita medalha na disputa feminina da modalidade.
Bruno Lobo, que é patrocinado pelo Grupo Audiolar e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com os patrocínios do Bolsa Atleta e da Revista Kitley, venceu 11 das 12 regatas que disputou até o momento e disparou na primeira colocação da Fórmula Kite masculina do Pan, com uma boa vantagem sobre o segundo colocado Tiger Tyson, das Antilhas Holandesas.
Com esses resultados, Bruno Lobo está bem perto de garantir classificação antecipada para a final da Fórmula Kite no Pan, que será realizada nesta sexta-feira (3), e defender o ouro conquistado em Lima 2019. Principal atleta de kitesurf nas Américas, Bruno já está confirmado nos Jogos Olímpicos de 2024, após ficar no Top 10 do Mundial de Vela, disputado em agosto, na Holanda.
''Foi um dia com boas decisões e tomei boas decisões com muito foco. Feliz com mais um dia de regata e com todo mundo que está me apoiando como a CBVela e o COB. Vamos fazer acontecer, se Deus quiser'', comemorou Bruno Lobo após os resultados conquistados na última terça-feira (31).
Já na disputa feminina da Fórmula Kite do Pan, Socorro Reis, que é patrocinada pela Fribal e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com os patrocínios do Grupo Audiolar, da Revista Kitley e do programa Bolsa Pódio, ocupa a quarta colocação na classificação geral e permanece com ótimas chances de pódio em águas chilenas.
Socorro Reis ficou no Top 4 nas 12 primeiras regatas do Pan, com destaque para o desempenho na 11ª regata, onde conquistou a segunda posição, atrás apenas da norte-americana Daniela Moroz, tetracampeã mundial da modalidade.
Além de buscar uma medalha nos Jogos Pan-Americanos, Socorro Reis também mira a classificação para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, na França. Para carimbar vaga nas Olimpíadas, a maranhense precisa ser a melhor sul-americana no Pan: no momento, Socorro é a terceira colocada nesse quesito, atrás da argentina Maria Catalina Turienzo e da colombiana Maria Loaiza Rojas.
A disputa da Fórmula Kite nos Jogos Pan-Americanos terá sequência nesta quinta-feira (2), com a realização das quatro últimas regatas, que definem os finalistas dos naipes masculino e feminino. A regata da medalha dos dois eventos, por sua vez, ocorre nesta sexta-feira (3).
AP Assessoria de Imprensa
Aidê Rocha (98) 99613-6521
Paulo de Tarso Jr. (98) 98135-9201
Socorro Reis luta por inédita medalha no Pan e vaga nos Jogos Olímpicos.
(Matias Capizzano)
O maranhense Bruno Lobo luta pelo segundo ouro consecutivo no Pan.
(Matias Capizzano)
Socorro Reis luta por inédita medalha no Pan e vaga nos Jogos Olímpicos.
(Reprodução)
O maranhense Bruno Lobo luta pelo segundo ouro consecutivo no Pan.
(Divulgação)