Depois de subirem ao pódio na disputa da Fórmula Kite nos Jogos Pan-Americanos 2023, que foram realizados no Chile, os maranhenses Bruno Lobo e Socorro Reis desembarcam no Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís, no fim da manhã desta terça-feira (7), às 11h50. A dupla garantiu suas medalhas em regatas disputadas na última sexta-feira (3), na Playa El Quisco, em Valparaíso: com um desempenho impecável, Bruno faturou o segundo ouro na história do Pan, após ser campeão em Lima 2019, enquanto Socorro garantiu o inédito bronze no evento continental.
Bruno Lobo, que é patrocinado pelo Grupo Audiolar e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com os patrocínios do Bolsa Atleta e da Revista Kitley, foi dominante do começo ao fim no Pan 2023. Após vencer 15 das 16 regatas da fase classificatória, o maranhense manteve o alto nível na final em águas chilenas e sagrou-se bicampeão pan-americano, vencendo Tiger Tyson, de Antígua e Barbuda, que ficou a prata, e Deury Corniel, da República Dominicana, medalhista de bronze.
"Estou muito feliz por mais essa conquista. Foram 17 regatas ao todo e ganhei 16. Imprimi o meu ritmo em todas as regatas, não cometi muitos erros e acho que isso é fruto de muito treino, de muita dedicação. Graças a Deus, fiz uma boa preparação, cheguei muito confiante, preparado, e deu tudo certo. Só tenho a agradecer a Deus, a todo mundo que está comigo, a quem me apoia, aos que acreditam em mim. Ainda tem uma jornada até o próximo grande desafio, que é Paris 2024. Garantimos a vaga no Mundial, agora é continuar evoluindo, trabalhando duro, sonhando e acreditando que chegarei lá", afirma Bruno Lobo, que é o principal atleta de kitesurf das Américas e hexacampeão brasileiro da modalidade.
Antes de faturar a medalha de ouro no Pan 2023, Bruno Lobo se destacou em dois eventos internacionais, que reforçaram a preparação do atleta maranhense para os Jogos Olímpicos. Além de ficar no Top 10 do Mundial de Vela, que ocorreu em agosto, na Holanda, e garantir vaga antecipada em Paris 2024, Bruno também conquistou o quinto lugar no evento-teste da Olimpíada, realizado em julho, na Marina de Marselha, na França, sendo o único atleta da América do Sul na disputa e lutando pelo título contra os principais nomes da modalidade no planeta.
Socorro Reis
Referência no kitesurf brasileiro com seis títulos nacionais, Socorro Reis, que é patrocinada pela Fribal e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com os patrocínios do Grupo Audiolar, da Revista Kitley e do programa Bolsa Pódio, conquistou a medalha de bronze com uma performance consistente durante o Pan 2023, onde atingiu o Top 4 em 15 das 16 regatas disputadas, com destaque para a vitória na 13ª regata. Após ficar em quarto lugar na fase classificatória, a maranhense teve um excelente desempenho na regata final, subiu na classificação e faturou a medalha de bronze, ficando atrás apenas da campeã Daniela Moroz, dos Estados Unidos, e de Maria Catalina Turienzo, da Argentina, que garantiu a prata.
"Eu estou muito feliz. Comecei o campeonato com algumas dificuldades, mas estava em quarto lugar e me classifiquei para a final. Fui confiante, com a cabeça tranquila, centrada para tentar tomar boas decisões e deu certo. Foi um dia bonito, tomei as decisões corretas. Estava ali junto com a americana. Precisava ganhar dela para ter uma nova regata, dei o meu melhor e trouxe uma medalha de bronze", destaca Socorro.
Antes de subir ao pódio no Pan 2023, Socorro Reis também defendeu o Brasil no Campeonato Mundial de Vela e conquistou um resultado expressivo na tradicional Allianz Regatta, evento válido como etapa da Copa do Mundo de Vela e que reuniu as principais kitesurfistas do mundo no início de junho, em Lelystad, na Holanda. A maranhense foi a segunda melhor atleta das Américas e a 21ª colocada geral na competição em águas holandesas.
AP Assessoria de Imprensa
Aidê Rocha (98) 99613-6521
Gustavo Arruda (98) 98121-9398
Paulo de Tarso Jr. (98) 98135-9201