Capa

RELEASE AP ASSESSORIA - Bruno Lobo e Socorro Reis retornam a São Luís após medalhas no Pan 2023

Kitesurfistas maranhenses fizeram história em evento continental; Bruno faturou segundo ouro, e Socorro garantiu bronze inédito.

06.11.2023

Depois de subirem ao pódio na disputa da Fórmula Kite nos Jogos Pan-Americanos 2023, que foram realizados no Chile, os maranhenses Bruno Lobo e Socorro Reis desembarcam no Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís, no fim da manhã desta terça-feira (7), às 11h50. A dupla garantiu suas medalhas em regatas disputadas na última sexta-feira (3), na Playa El Quisco, em Valparaíso: com um desempenho impecável, Bruno faturou o segundo ouro na história do Pan, após ser campeão em Lima 2019, enquanto Socorro garantiu o inédito bronze no evento continental.

Bruno Lobo, que é patrocinado pelo Grupo Audiolar e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com os patrocínios do Bolsa Atleta e da Revista Kitley, foi dominante do começo ao fim no Pan 2023. Após vencer 15 das 16 regatas da fase classificatória, o maranhense manteve o alto nível na final em águas chilenas e sagrou-se bicampeão pan-americano, vencendo Tiger Tyson, de Antígua e Barbuda, que ficou a prata, e Deury Corniel, da República Dominicana, medalhista de bronze.

"Estou muito feliz por mais essa conquista. Foram 17 regatas ao todo e ganhei 16. Imprimi o meu ritmo em todas as regatas, não cometi muitos erros e acho que isso é fruto de muito treino, de muita dedicação. Graças a Deus, fiz uma boa preparação, cheguei muito confiante, preparado, e deu tudo certo. Só tenho a agradecer a Deus, a todo mundo que está comigo, a quem me apoia, aos que acreditam em mim. Ainda tem uma jornada até o próximo grande desafio, que é Paris 2024. Garantimos a vaga no Mundial, agora é continuar evoluindo, trabalhando duro, sonhando e acreditando que chegarei lá", afirma Bruno Lobo, que é o principal atleta de kitesurf das Américas e hexacampeão brasileiro da modalidade.

Antes de faturar a medalha de ouro no Pan 2023, Bruno Lobo se destacou em dois eventos internacionais, que reforçaram a preparação do atleta maranhense para os Jogos Olímpicos. Além de ficar no Top 10 do Mundial de Vela, que ocorreu em agosto, na Holanda, e garantir vaga antecipada em Paris 2024, Bruno também conquistou o quinto lugar no evento-teste da Olimpíada, realizado em julho, na Marina de Marselha, na França, sendo o único atleta da América do Sul na disputa e lutando pelo título contra os principais nomes da modalidade no planeta.

Socorro Reis

Referência no kitesurf brasileiro com seis títulos nacionais, Socorro Reis, que é patrocinada pela Fribal e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com os patrocínios do Grupo Audiolar, da Revista Kitley e do programa Bolsa Pódio, conquistou a medalha de bronze com uma performance consistente durante o Pan 2023, onde atingiu o Top 4 em 15 das 16 regatas disputadas, com destaque para a vitória na 13ª regata. Após ficar em quarto lugar na fase classificatória, a maranhense teve um excelente desempenho na regata final, subiu na classificação e faturou a medalha de bronze, ficando atrás apenas da campeã Daniela Moroz, dos Estados Unidos, e de Maria Catalina Turienzo, da Argentina, que garantiu a prata.

"Eu estou muito feliz. Comecei o campeonato com algumas dificuldades, mas estava em quarto lugar e me classifiquei para a final. Fui confiante, com a cabeça tranquila, centrada para tentar tomar boas decisões e deu certo. Foi um dia bonito, tomei as decisões corretas. Estava ali junto com a americana. Precisava ganhar dela para ter uma nova regata, dei o meu melhor e trouxe uma medalha de bronze", destaca Socorro.

Antes de subir ao pódio no Pan 2023, Socorro Reis também defendeu o Brasil no Campeonato Mundial de Vela e conquistou um resultado expressivo na tradicional Allianz Regatta, evento válido como etapa da Copa do Mundo de Vela e que reuniu as principais kitesurfistas do mundo no início de junho, em Lelystad, na Holanda. A maranhense foi a segunda melhor atleta das Américas e a 21ª colocada geral na competição em águas holandesas.

 

AP Assessoria de Imprensa

Aidê Rocha (98) 99613-6521

Gustavo Arruda (98) 98121-9398

Paulo de Tarso Jr. (98) 98135-9201

  • Socorro Reis faturou a medalha de bronze no Pan 2023.
    (Míriam Jeske/COB)

  • Bruno Lobo conquistou a medalha de ouro no Pan 2023.
    (Míriam Jeske/COB)

  • Socorro Reis e Bruno Lobo representaram o Maranhão e o Brasil no Pan 2023.
    (Divulgação / Regras de Regata)

Leia também...

02.05.2025

RELEASE AP ASSESSORIA - Bruno Lobo pronto para a disputa do Europeu de Fórmula Kite

Atleta olímpico, maranhense vai disputar evento na Turquia entre os dias 11 e 19 de maio.

29.04.2025

RELEASE AP ASSESSORIA - Socorro Reis inicia ciclo olímpico com a disputa do Europeu de Fórmula Kite

De olho na vaga para Los Angeles 2028, kitesurfista maranhense projeta bons resultados em um dos principais eventos da temporada.

16.04.2025

RELEASE AP ASSESSORIA - Bruno Lobo e Socorro Reis treinam de olho no Europeu de Fórmula Kite, na Turquia

Kitesurfistas maranhenses buscam resultados expressivos em um dos eventos mais importantes da temporada de 2025.

12.12.2024

RELEASE AP ASSESSORIA - Bruno Lobo é eleito o melhor atleta da vela no Prêmio Brasil Olímpico 2024

Kitesurfista maranhense recebeu prêmio inédito após se destacar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Entre em contato