BELÉM – A partir do dia 4 de abril (quinta-feira), o grupo maranhense Xama Teatro apresentará em Belém, no Pará, a programação especial de comemoração aos 15 anos de atividade do premiado coletivo, por meio do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias”. As ações - entre elas, atividades formativas, espetáculos e narração de histórias -, contam com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal.
A temporada em Belém será realizada até o dia 11 de abril, com uma programação totalmente gratuita e aberta a todos os públicos, em quatro locais da capital paraense: na Casa de Artes Cênicas do Sesc, na Boulevard Castilhos França, 722, Campina; no Teatro Waldemar Henrique, na Avenida Pres. Vargas, 645, Campina; no Centro Cultural Sesc Ver-o-Peso, na Boulevard Castilhos França, 522/523, Campina; e no Centro Cultural Atores Em Cena, na Avenida Nazaré, 435.
O projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias” foi iniciado no último mês de março, em São Luís, e passará, ao todo, por três estados brasileiros. Depois de Belém, o grupo Xama Teatro levará a programação especial para Fortaleza, no Ceará, a partir do dia 9 de maio.
Coordenado por atrizes maranhenses e com uma trajetória de sucesso no território nacional desde 2008, o grupo Xama Teatro já circulou por todos os estados do Brasil, foi premiado nos principais editais culturais do país e é conhecido e respeitado pela arte de narrar histórias a partir da construção conjunta de texto e cena.
Para a dramaturga, atriz e diretora do Xama Teatro, Nicolle Machado, o retorno das produções de iniciativas de incentivo à cultura brasileira em 2023 abriu possibilidades para que pudessem circular em regiões brasileiras apresentando a versatilidade e inventividade características do grupo.
“Este projeto [O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias] visa notabilizar a cultura Norte-Nordeste do país. É preciso difundir as práticas das artes cênicas produzidas no Maranhão e destacar as ações e projetos do Xama Teatro se torna uma importante medida de democratização, descentralização e regionalização de saberes e práticas de grupos historicamente vulnerabilizados”, analisou a diretora.
Nicolle Machado destaca, também, a inclusão de cidades como Belém e Fortaleza - dois grandes polos artísticos das regiões Norte e Nordeste - na temporada de comemoração do coletivo.
“O Pará e o Ceará são estados que nos alimentam em material sensível, memória e pertencimento. Tanto a dramaturgia amazônica quanto a do Nordeste. Começar por esses trilhos, mobilizando parcerias e convidando esse povo, faz todo sentido pra nós”, ressalta Nicolle Machado, que acrescenta que o projeto pretende alcançar um público de, aproximadamente, 3 mil pessoas nos três estados que contarão com o projeto.
Fortaleza
Além de Belém, a programação especial do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias” passou por São Luís no mês de março - com sucesso de público durante as duas semanas de atrações - e segue, ainda, para Fortaleza, no Ceará, no mês de maio.
Em Fortaleza, as ações formativas, assim como os espetáculos e a narração de histórias, começam a partir do dia 9, com temporada aberta até o dia 17 na cidade. Serão palcos da programação: o Porto Iracema das Artes, na Rua Dragão do Mar, 160; e no Dragão do Mar, na Rua Dragão do Mar, 81 - ambos na Praia de Iracema.
Gratuitos, os ingressos de toda a programação podem ser retirados por meio do Sympla, no endereço: https://www.sympla.com.br/produtor/xamateatro.
SERVIÇO
O QUÊ: edição Belém do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias”, do grupo maranhense Xama Teatro;
QUANDO: entre os dias 4 e 11 de abril, com ações formativas, espetáculos e narração de histórias;
ONDE: ações na Casa de Artes Cênicas do Sesc, na Boulevard Castilhos França, 722, Campina; no Teatro Waldemar Henrique, na Avenida Pres. Vargas, 645, Campina; no Centro Cultural Sesc Ver-o-Peso, na Boulevard Castilhos França, 522/523, Campina; e no Centro Cultural Atores Em Cena, na Avenida Nazaré, 435;
Contatos: AP Assessoria de Imprensa – (98) 99613-6521 – Aidê Rocha; (98) 99968-2033 – Gustavo Sampaio.
INGRESSOS:
Redes do Grupo Xama Teatro:
Equipe do Grupo Xama Teatro - Foto - Divulgação
(Divulgação)
Espetáculo A Besta Fera - Foto - Paula Rodrigues (2)
(Divulgação)
Espetáculo A Besta Fera - Foto - Paula Rodrigues (1)
(Divulgação)
Espetáculo As Três Fiandeiras - Foto - Márcio Vasconcelos (4)
(Divulgação)
Espetáculo As Três Fiandeiras - Foto - Márcio Vasconcelos (1)
(Divulgação)
Espetáculo As Três Fiandeiras - Foto - Márcio Vasconcelos (3)
(Divulgação)
Espetáculo As Três Fiandeiras - Foto - Márcio Vasconcelos (2)
(Divulgação)