Capa

RELEASE AP ASSESSORIA - Inscrições abertas para oficinas do Grupo Moitará em São Luís

Interessados podem se inscrever nas oficinas de Visual Vernacular e de treinamento de atores com a linguagem da máscara teatral.

29.04.2025

SÃO LUÍS – No mês de maio, o Grupo Moitará chega a todo vapor em São Luís para uma programação imperdível, focada no fortalecimento do intercâmbio entre grupos de teatro nacionais, pesquisa dos saberes ancestrais femininos e fomento à acessibilidade de qualidade junto ao público e artistas surdos e ouvintes. E, entre as atividades, estão duas oficinas gratuitas, com inscrições abertas ao público.

O projeto, intitulado “A BUSCA – trocas, acessibilidade e pesquisa”, é fomentado pela Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz e oferta as oficinas de treinamento de atores com a linguagem da máscara teatral e de Visual Vernacular - esta última voltada para o recurso artístico e poético próprio das Línguas de Sinais que visa construir cenas a partir da expressividade física e imagética dos corpos, sem necessidade da palavra.

Ministrada pelo ator surdo Ricardo Boaretto, do Rio de Janeiro, a oficina de Visual Vernacular está com inscrições abertas até o dia 29 de abril (resultado dos selecionados será divulgado no dia 2 de maio) - e podem ser feitas pela internet  (LINK PARA INSCRIÇÕES - https://encurtador.com.br/y8gwI). A atividade ocorrerá nos dias 9 e 10 de maio, das 9h às 11h, na Sala de Dança do SESC Deodoro, localizado na Av. Silva Maia, 164, no Centro de São Luís.

Já a oficina de treinamento de atores com a linguagem da máscara teatral será ministrada por Erika Rettl e Venício Fonseca (criadores do Grupo Moitará), e será realizada entre os dias 15 e 17 de maio, das 14h às 18h, na Sala de Dança do Teatro Arthur Azevedo (TAA), na Rua do Sol, s/nº, também no Centro de São Luís. Interessados podem se inscrever até o dia 8 de maio (resultado dos selecionados será divulgado no dia 12 de maio). As inscrições podem ser feitas pela internet  (LINK PARA INSCRIÇÕES - https://encurtador.com.br/XZceW).

 “A BUSCA”

Com o projeto “A BUSCA – trocas, acessibilidade e pesquisa”, o Grupo Moitará, reconhecido pelos seus 36 anos de pesquisa na linguagem com as máscaras teatrais, contribui para a criação de uma rede de troca de saberes artísticos e tradicionais a nível nacional.

Na capital maranhense, a programação, além das oficinas, contará com apresentações do espetáculo “A BUSCA – versão bilíngue (Libras e Português)” nos dias 7, 8 e 9 de maio, a partir das 20h; roda de conversa sobre acessibilidade de qualidade na cultura para a comunidade surda no dia 10; e palestra-espetáculo “A Máscara na Energia do Ator/Atriz”, onde serão discutidos os princípios de trabalho com a máscara teatral no dia 14.

Outra ação prevista será a reunião do Grupo Moitará com os grupos Xama Teatro, Núcleo Atmosfera e Companhia Cambalhotas durante dois dias, para compartilhar pesquisas e experiências criativas a partir do tema sobre saberes e ancestralidades femininas.

Grupo Moitará

O Grupo Moitará foi criado em 1988, por Erika Rettl e Venício Fonseca. Há 36 anos, desenvolve uma pesquisa continuada sobre o trabalho de preparação de atores e atrizes, buscando compreender os princípios que fundamentam sua arte, tendo nos estudos dos aspectos e funções da Máscara Teatral a base para a elaboração de uma metodologia própria. Ao longo desses anos, vem realizando projetos artísticos, didáticos e socioculturais por meio de oficinas, espetáculos e palestras-espetáculos, sendo reconhecido nacionalmente por sua contribuição na área artística e didática.

Em 2008, o Grupo Moitará criou o projeto “Palavras Visíveis”, voltado à capacitação técnica para atores surdos a partir da linguagem da máscara teatral. Se caracteriza por ser um projeto bilíngue (Libras/Português) que tem como objetivo unir experiências teatrais entre surdos e ouvintes, fortalecer e ampliar a produção artística da comunidade surda na cena contemporânea brasileira.

Mais informações sobre o grupo no site oficial: www.grupomoitara.art.br. Já para mais detalhes sobre a programação do projeto “A BUSCA – trocas, acessibilidade e pesquisa” em São Luís, acesse o Instagram: https://www.instagram.com/grupomoitara/.

 

SERVIÇO

O QUÊ: oficinas do projeto “A BUSCA – trocas, acessibilidade e pesquisa”, do Grupo Moitará, em São Luís;

QUANDO: inscrições abertas – de Visual Vernacular até 29 de abril e de treinamento de atores com a linguagem da máscara teatral até 8 de maio;

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES: no site oficial www.grupomoitara.art.br e/ou no Instagram https://www.instagram.com/grupomoitara/;

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: (98) 99968-2033 (Gustavo Sampaio); (98) 99613-6521 (Aidê Rocha).

 


AP Assessoria de Imprensa

Gustavo Sampaio / (98) 99968-2033

Aidê Rocha / (98) 99613-6521

  • Inscrições abertas para oficina de Visual Vernacular Arte Divulgação
    (Divulgação)

  • Inscrições para oficina de Treinamento de Atores Arte Divulgação
    (Divulgação)

Leia também...

21.05.2025

RELEASE AP ASSESSORIA - Grupo Moitará desenvolve pesquisa sobre quebradeiras de coco-babaçu no interior do MA

Coletivo carioca encerra temporada do projeto "A BUSCA - trocas, acessibilidade e pesquisa" em São Luís, onde promoveu a apresentação do seu espetáculo, oficinas, intercâmbio e palestra durante duas semanas.

13.05.2025

RELEASE AP ASSESSORIA - Grupo Moitará promove oficina, intercâmbio e palestra em São Luís

2ª semana do projeto "A BUSCA - trocas, acessibilidade e pesquisa" segue a todo vapor na capital maranhense. Nesta quarta (14), às 19h, tem a palestra-espetáculo "A Máscara na Energia do Ator/Atriz" no Xama Teatro.

05.05.2025

RELEASE AP ASSESSORIA - "A BUSCA - trocas, acessibilidade e pesquisa": Grupo Moitará entra em cartaz no Maranhão nesta quarta (7)

Ao todo, serão duas semanas de atividade do circuito, entre atividades formativas para surdos e ouvintes, espetáculo e intercâmbios com grupos artísticos e tradicionais locais.

22.04.2025

RELEASE AP ASSESSORIA - Em turnê pelo Nordeste, Grupo Moitará traz o projeto "A BUSCA - trocas, acessibilidade e pesquisa" para São Luís em maio

Entre as ações do circuito, estão atividades formativas para surdos e ouvintes, espetáculo e intercâmbios com grupos artísticos e tradicionais locais.

Entre em contato