Um dos eventos mais importantes do calendário da Confederação Brasileira de Karatê Shotokan (JKS Brasil), o 29º Campeonato Nacional de Karatê Shotokan será realizado entre os dias 24 e 26 de outubro, no Ginásio Castelinho, em São Luís. Referência nacional da modalidade, o Time Maranhão está trabalhando firme para conquistar grandes resultados no evento, que reunirá os 400 melhores atletas do país em diversas categorias e servirá de seletiva para o Campeonato Mundial da modalidade, que será realizado na temporada de 2026.
Restando pouco mais de um mês de preparação, o Time Maranhão de Karatê intensificou os treinamentos em busca de medalhas no Campeonato Nacional de Karatê Shotokan. Em julho, sete atletas maranhenses da Academia Seiryükan integraram a Seleção Brasileira na disputa do Campeonato Pan-Americano, realizado em Vitória-ES, e conquistaram 21 medalhas, sendo 8 de ouro, 6 de prata e 7 de bronze, números que ressaltam a força do estado na modalidade.
Um dos principais nomes do Time Maranhão para a disputa do Campeonato Nacional de Karatê Shotokan é Vítor Moraes, que conquistou três medalhas de bronze no Pan-Americano. Uma dessas medalhas veio na competição de Kata por Equipes (17-19 anos), onde formou equipe com os também maranhenses Daniel Caripunas e Micael Silva, em um trio que promete vir forte para buscar o ouro no Nacional e a vaga no Mundial.
"Estamos trabalhando com muita intensidade para chegar ao Campeonato Nacional nas melhores condições físicas e técnicas, com o objetivo de representar bem o Maranhão, lutar por medalhas e garantir a vaga no Mundial. Competir em casa é uma grande responsabilidade, mas também é uma motivação e tanto, estamos focados para competir bem e garantir excelentes resultados", afirma o carateca Vítor Moraes.
Em meio às disputas do Campeonato Nacional de Karatê Shotokan, outras atividades vão ocorrer em São Luís. No dia 23 de outubro, haverá um Master Camp com instrutores da JKS Brasil e, no dia 24, estão previstos a realização de uma clínica de arbitragem e exame de faixa.
Resultados expressivos
Nas últimas duas edições do Campeonato Nacional de Karatê Shotokan, o Time Maranhão foi destaque. Em 2023, a equipe maranhense garantiu 33 medalhas no evento e, em 2024, foram 22 medalhas conquistadas. Devido ao grande desempenho dos maranhenses, 8 atletas da Academia Seiryükan acabaram sendo convocados para o Mundial de Karatê Shotokan, realizado no Japão, no ano passado.
AP Assessoria de Imprensa
Aidê Rocha / (98) 99613-6521
Gustavo Arruda / (98) 98121-9398
Paulo de Tarso Jr. / (98) 98135-9201
O Time Maranhão continua se preparando para o Brasileiro de Karatê Shotokan.
(Divulgação)
O Time Maranhão continua se preparando para o Brasileiro de Karatê Shotokan.
(Divulgação)
O Time Maranhão continua se preparando para o Brasileiro de Karatê Shotokan.
(Divulgação)
O Time Maranhão continua se preparando para o Brasileiro de Karatê Shotokan.
(Divulgação)