Capa

RELEASE AP ASSESSORIA - CREF21/MA participa de audiências do MPMA para regularizar academias

Audiências têm como foco principal a regularização de 120 academias autuadas pelo Conselho Regional de Educação Física do Maranhão em 2024.

14.04.2025

Com o objetivo de regularizar a situação de 120 academias autuadas pelo Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) na Grande Ilha de São Luís somente em 2024, o Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública, deu início a uma série de audiências de mediação para sanar as irregularidades e garantir que estes espaços ofereçam serviços de atividade física de qualidade, seguro e em conformidade com as normas sanitárias legais. As audiências, iniciadas na semana passada sob a condução da promotora Elisabeth Mendonça, vão prosseguir pelos próximos meses. 

Essas audiências foram motivadas após o CREF21/MA entregar um relatório a respeito das fiscalizações realizadas pelo Conselho no ano passado. No documento, consta a realização de 1.500 fiscalizações em 2024, sendo que 120 empresas foram autuadas e notificadas quanto à má prestação dos serviços ofertados, que denotam claramente perigo eminente à saúde pública. 

“Para nós do CREF21/MA é muito importante que o Ministério Público esteja atuando ao nosso lado para garantir que as academias ofereçam serviços de atividade física de qualidade. Esse é um assunto de saúde e tem de ser levado a sério. As audiências seguirão acontecendo até o fim deste ano, permitindo que os estabelecimentos tenham tempo hábil para se adequarem às exigências legais e técnicas. A expectativa é que, ao término do processo, São Luís conte com uma rede de academias mais estruturada e preparada para oferecer serviços que promovam saúde com responsabilidade”, afirmou o diretor-executivo do Conselho, Diogo Oliveira. 

Vale destacar que o Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) e o Ministério Público do Maranhão (MPMA) firmaram parceria para intensificar o trabalho de fiscalização de academias em São Luís e no interior do Estado. O objetivo é que os órgãos trabalhem em conjunto para garantir a qualidade na prestação de serviços por profissionais qualificados e dos serviços ofertados pelos estabelecimentos. 

“A participação nas mediações é uma forma de reafirmar o compromisso do CREF21/MA com a valorização da profissão e com a segurança da população que busca práticas corporais orientadas. A atuação do Conselho tem sido essencial no fornecimento de informações técnicas e na orientação quanto à necessidade de profissionais qualificados e devidamente registrados. Nós, do CREF21/MA, entendemos ser fundamental cuidar da saúde das pessoas e garantir os direitos delas como consumidoras e beneficiárias de serviços de saúde que as academias oferecem”, concluiu Diogo Oliveira. 

Parceria com o Procon-MA 

Além da parceria com o Ministério Público do Maranhão (MPMA), o Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) tem atuado em conjunto com outro importante órgão de fiscalização: o Procon/MA. Em janeiro deste ano, CREF21/MA e Procon/MA se reuniram para planejar o cronograma das fiscalizações em 2025, que vão ocorrer regularmente. 

No site do CREF21/MA (www.cref21.org.br) é possível denunciar irregularidades e consultar se os locais que oferecem serviços de atividade física são registrados no CREF21/MA ou se o profissional é realmente habilitado. 


AP Assessoria de Imprensa

Aidê Rocha / (98) 99613-6521

Paulo de Tarso Jr. / (98) 98135-9201

  • CREF21/MA participa de audiências do MPMA para regularizar academias
    (Divulgação)

Leia também...

13.03.2025

RELEASE AP ASSESSORIA - CREF21/MA e MPMA discutem sobre fiscalizações em academias

Órgãos pretendem realizar ações em conjunto para combater a ilegalidade na profissão de Educação Física e cobrar melhores condições em academias.

07.02.2025

RELEASE AP ASSESSORIA - Prefeitura de São Luís retifica edital de concurso público

Justiça Federal havia determinado retificação em edital após o CREF21/MA entrar com uma Ação Civil Pública exigindo a obrigatoriedade do registro a candidatos às vagas ao cargo de professor de Educação Física.

30.01.2025

Justiça Federal determina retificação em concurso da Prefeitura de São Luís

Prefeitura tem 30 dias para cumprir decisão. Edital do certame descumpre Lei nº 9.696/98 ao não exigir registro profissional junto ao Conselho Regional de Educação Física do Maranhão a candidatos às vagas ao cargo de professor de Educação Física.

16.01.2025

RELEASE AP ASSESSORIA - CREF21/MA ajuiza ação pública contra concurso da Prefeitura de São Luís

Edital do certame descumpre Lei nº 9.696/98 ao não exigir registro profissional junto ao Conselho Regional de Educação Física do Maranhão a candidatos.

Entre em contato